Buscar

Comemoração Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

Celebrou-se no dia 28 de Abril, o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, que visa a sensibilização das Entidades (Organizações/empresas) e dos

A Santa Casa da Misericórdia de Tarouca quis também assinalar este dia, através da realização de uma ação de (in)formação aos seus trabalhadores numa parceria com a empresa consultora XZ Consultores SA, o Município e outras entidades convidadas.

Designada “Cultura de Segurança nas Organizações, na Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais”, esta ação realizada através da plataforma webmeeting, contou com a participação da Dra. Emelda Pacheco, Inspetora da Unidade Local da ACT de Viseu, que apresentou a campanha “Antecipar, preparar e responder a cenários de crise – investir na Segurança e Saúde no Trabalho” especialmente direcionada para a situação de pandemia por Covid 19 e o seu impacto na segurança e bem-estar dos trabalhadores.

Participou também a Dra. Sílvia Agostinha da Silva, professora e investigadora no ISCTE – Business Research Unit, com o tema “Cultura de Segurança nas Organizações” destacando as diferentes perspetivas e maturidades da cultura de segurança nas organizações, apresentando algumas conclusões dos seus trabalhos de investigação.

A IKEA de Braga foi representada pelo Dr. Mário Silva, Técnico de Saúde Ambiental / TSSHT e responsável de Segurança que apresentou como tema “Os ciclos anuais de ambiente de trabalho e higiene e segurança na IKEA” evidenciando a sua experiência em contexto laboral e a maturidade na cultura de segurança que esta organização possui e continuamente desenvolve.

A ação contou ainda com a intervenção do Eng.º Vitor Maia responsável de segurança da Wieland Thermal Solutions Portugal que apresentou o tema “Safety First – Caminho para os zero acidentes” retratando a realidade desta organização em alcançar a meta zero acidentes.

Também a Misericórdia de Tarouca se fez representar com a intervenção da Técnica Selma Vingada (Téc. Saúde Ambiental/TSSHT) que apresentou a experiência da Instituição no desenvolvimento da sua cultura de segurança, realçando o trabalho multidisciplinar e enaltecendo o empenho dos profissionais bem como o esforço realizado para mitigar os riscos psicossociais dos trabalhadores face à pandemia.

Moderada pelo Técnico Luís Santos, esta ação foi dirigida para mais de 100 participantes que assistiam através da plataforma e cerca de 50 trabalhadores da Instituição que assistiram no Auditório Municipal “Adácio Pestana” cedido pelo Município para o efeito.

A Santa Casa da Misericórdia de Tarouca agradece a todos os participantes e ao Município a sua colaboração e participação.

Deixa ainda um agradecimento especial à Empresa XZ Consultores, SA. pela sua parceria e colaboração na realização deste evento comemorativo, que apesar das condições impostas pela pandemia alcançou uma abrangência que superou as espectativas.


4 visualizações