top of page

  "Todos não seremos suficientes, mas juntos faremos a diferença."

Mensagem do Provedor

Misericórdia… Ao Serviço de Homens e Mulheres

    Há muitos séculos que aceitamos que o Ser Humano deve ser colocado no centro de todas as preocupações e que nada deve colocar em causa o seu bem-estar e a sua dignidade. Hoje, se observarmos com atenção, podemos afirmar que o Homem perdeu a sua centralidade.

São muitos, os Homens e Mulheres, que vivem da caridade, de uma ajuda a que chamamos de apoio e inclusão social e por maior que seja a generosidade que exista em cada um destes atos, não podemos deixar de nos questionar sobre a dignidade humana.

   A Santa Casa da Misericórdia de Tarouca deverá ter como maior propósito a recuperação desse conceito de centralidade do Homem, como elemento de toda uma comunidade, como núcleo central de uma sociedade cada vez mais materialista.

    Para perseguir tal missão a Santa Casa da Misericórdia de Tarouca conta com o seu maior património, os seus colaboradores. Homens e Mulheres que diariamente colocam em prática conceitos teóricos como solidariedade, inclusão social e igualdade, e assim, colocam as pessoas em primeiro lugar.

    Os funcionários desta Instituição são assim os grandes obreiros de uma sociedade mais justa e melhor, o trabalho que desenvolvem não é feito apenas de rotinas diárias e programadas, e é fora de cada uma dessas mesmas tarefas que o seu desempenho tem um valor maior.

   O sentimento de carinho que transmitem com aqueles a quem prestam cuidados, a festinha de afeto que permite arrancar um sorriso a quem raramente tem um mimo, a capacidade de ouvir e aconselhar os que precisam de companhia e se sentem desamparados, a paciência para ouvir desabafos e depois oferecer uma palavra de conforto, são tarefas diárias que não estão incluídas nos seus contratos de trabalho, são funções que realizam e que ninguém pode pagar. São eles que abrem a porta da felicidade para muitos dos nossos hóspedes (utentes), são eles a família e a companhia de muitos.

   É esta a definição dos colaboradores, bem como de todos os voluntários da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca, homens e mulheres que fazem do ser humano o núcleo central.

   Os Órgãos Sociais deverão preocupar-se em criar respostas eficientes e atempadas, constantes e com qualidade aos problemas sociais da comunidade, garantindo assim o reconhecimento da Santa Casa da Misericórdia pelos seus parceiros, cidadãos, empresas, Autarquia e Estado como uma instituição credível e de referência.

   Os dias de hoje demonstram-nos que é impossível tipificar todos os problemas sociais que existem na comunidade e assim muitas das respostas desenhadas não oferecem uma verdadeira solução. O maior desafio para quem gere uma IPSS é identificar e, com rapidez, encontrar resolução para um conjunto de problemas sociais atípicos, e que precisam de tratamentos específicos e de decisões que têm de ser rápidas e assertivas.

   Neste contexto, os Órgãos Sociais devem preocupar-se em encontrar parcerias junto dos Irmãos desta Instituição e de toda a comunidade, fazendo de cada Irmão e cidadão um homem ou mulher que um dia pode ser parte da solução, contando com cada um de vocês na vida ativa desta Misericórdia.

Rui Raimundo

 Provedor

bottom of page