top of page

Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Tarouca

É uma Instituição Solidariedade Social, instituída por Miguel Rebelo Coelho do Amaral e Vasconcellos em 15 de agosto de 1683, também conhecida pela denominação de Santa Casa da Misericórdia de Nossa Senhora do Socorro, é uma associação de fiéis, constituída na ordem jurídica canónica, com o objetivo de satisfazer carências sociais e praticar atos de culto católica, de harmonia com o seu espírito tradicional, informado pelos princípios da doutrina e moral cristãs.

Ser Irmão:

Para se ser Irmão da Misericórdia, de acordo com o Compromisso, basta ser-se proposto por dois Irmãos e preencher uma Proposta de Irmão.

Quem Pode Ser Irmão:

Podem ser admitidos como Irmãos os indivíduos de ambos os sexos que reúnam, cumulativamente, as seguintes condições:

  • Sejam maiores de idade ou emancipados;

  • Sejam naturais, residentes ou com ligação afetiva e social ao município de Tarouca;

  • Aceitem os princípios da doutrina e da moral cristã e revelem, pela sua conduta social ou pela sua atividade pública, respeito pela fé católica e seus fundamentos;

  • Se comprometam, sempre que solicitados, e salvo justo impedimento, a colaborar, ativa e desinteressadamente, na vida da Irmandade da Misericórdia;

  • Revelem espírito de fraternidade humanista e se comprometam a viver e a praticar as Obras da Misericórdia;

  • Se comprometam ao pagamento de uma quota mínima, de valores e periodicidade aprovados em Assembleia Geral.

Para se inscrever como Irmão:

  1. Preencher o formulário que se encontra em baixo;

  2. Aguardar por um contacto da nossa parte a aceitar a sua proposta;

  3. Dirigir-se à Secretaria Geral da Misericórdia, no horário de atendimento, no Lar Nossa Senhora do Socorro, Rua de S. Miguel – 3610-143 Tarouca para efetuar o pagamento. 

A proposta de admissão será sujeita a apreciação e aprovação por parte da Mesa Administrativa, sendo depois comunicado ao candidato a decisão.

Vantagens em Ser Irmão:

Para se ser Irmão da Misericórdia, de acordo com o Compromisso, basta ser-se proposto por dois Irmãos e preencher, uma Proposta de Irmão.

bottom of page